Blue Ocean Shift
O livro Blue Ocean Shift, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, é uma continuação do best-seller Blue Ocean Strategy. Ele apresenta um guia prático para ajudar as empresas a criar novos mercados, ao invés de competir em mercados já existentes.
Os autores explicam que a maioria das empresas se concentra em competir em mercados já saturados, o que leva a uma guerra de preços e a uma redução das margens de lucro. Em vez disso, eles propõem que as empresas busquem criar novos mercados, onde não há concorrência direta e onde elas podem estabelecer sua própria demanda.
Para fazer isso, os autores apresentam o processo de "shift", que envolve três etapas: (1) entender onde a empresa está atualmente, (2) visualizar onde ela quer estar no futuro e (3) criar um plano de ação para chegar lá.
O livro apresenta vários exemplos de empresas que conseguiram fazer essa mudança com sucesso, como a Cirque du Soleil, que criou um novo mercado de entretenimento ao vivo que não competia com o circo tradicional.
No geral, Blue Ocean Shift é um livro inspirador e prático para qualquer empresa que queira se destacar em um mercado saturado e criar um novo espaço para si mesma.