A Pedagogia do Oprimido
"A Pedagogia do Oprimido" é um livro escrito por Paulo Freire que aborda a educação como um instrumento de libertação e transformação social. Freire defende a ideia de que a educação deve ser um processo dialógico, no qual o educador e o educando se encontram em um diálogo horizontal, em que ambos aprendem e ensinam.
O autor também critica o modelo tradicional de educação, que ele chama de "bancário", no qual o conhecimento é depositado pelo educador no aluno, sem levar em conta suas experiências e vivências. Para Freire, esse modelo é opressivo e não permite o desenvolvimento crítico e criativo dos educandos.
Além disso, o autor discute a importância da conscientização dos oprimidos, que devem se tornar sujeitos de sua própria história e lutar por sua libertação. A educação é vista como um meio de conscientização e organização dos oprimidos, para que possam lutar por seus direitos e transformar a realidade em que vivem.
"A Pedagogia do Oprimido" é considerado um livro fundamental para a educação popular e para a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Freire propõe uma pedagogia crítica e libertadora, que busca a transformação social por meio da educação.