Capa do livro A educação como prática da liberdade de Paulo Freire

A educação como prática da liberdade

Paulo Freire

"A educação como prática da liberdade" é um livro escrito pelo educador brasileiro Paulo Freire, publicado em 1967. O livro apresenta uma crítica à educação tradicional, que Freire considera autoritária e alienante, e propõe uma nova forma de educação, baseada na libertação dos indivíduos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Freire defende que a educação deve ser um processo dialógico, em que o educador e o educando sejam sujeitos ativos do processo de aprendizagem, e não apenas objetos passivos. Ele propõe uma educação que leve em conta a realidade dos alunos, suas experiências e seus conhecimentos prévios, e que os estimule a pensar criticamente sobre o mundo em que vivem. Para Freire, a educação não pode ser neutra ou apolítica, pois ela está sempre inserida em um contexto social e político. Ele defende que a educação deve ser uma prática de libertação, que ajude os indivíduos a se tornarem mais conscientes de sua realidade e a agir de forma transformadora sobre ela. O livro é considerado uma das obras mais importantes da pedagogia crítica, e tem sido influente em todo o mundo, especialmente em países em desenvolvimento. A abordagem de Freire tem sido aplicada em diversos contextos, desde a educação formal até a educação popular, e tem inspirado muitos educadores a repensar suas práticas e a buscar uma educação mais libertadora e transformadora.