A Pedagogia da Autonomia
"A Pedagogia da Autonomia" é um livro escrito por Paulo Freire, um dos mais importantes educadores brasileiros. Publicado em 1996, o livro apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica e a relação entre educador e educando.
O livro defende a ideia de que a educação deve ser um processo de libertação, que permita ao aluno desenvolver sua autonomia e sua capacidade de pensar criticamente. Para isso, o educador deve ser um facilitador, um mediador entre o aluno e o conhecimento, e não um transmissor de informações.
Paulo Freire também destaca a importância da ética na prática pedagógica, defendendo que o educador deve agir com coerência e respeito aos valores dos alunos. Além disso, o autor aborda a questão da avaliação, defendendo que ela deve ser um processo contínuo e participativo, que permita ao aluno refletir sobre seu próprio aprendizado.
Em resumo, "A Pedagogia da Autonomia" é um livro fundamental para educadores e estudantes de pedagogia, que apresenta uma visão crítica e transformadora da educação, baseada na autonomia, na ética e na participação.