A Criança e o Desenvolvimento
"A Criança e o Desenvolvimento" é um livro escrito pelo renomado psicólogo suíço Jean Piaget. Publicado originalmente em 1969, o livro aborda os estágios do desenvolvimento cognitivo da criança, desde o nascimento até a adolescência.
Piaget propõe que a criança passa por quatro estágios principais de desenvolvimento: o sensoriomotor, o pré-operacional, o operacional concreto e o operacional formal. Cada estágio é caracterizado por diferentes formas de pensamento e percepção do mundo ao redor.
No estágio sensoriomotor, que ocorre desde o nascimento até aproximadamente os dois anos de idade, a criança desenvolve sua inteligência através da ação física e da exploração do ambiente. Nesse estágio, a criança aprende a coordenar seus movimentos e a desenvolver a noção de permanência do objeto.
No estágio pré-operacional, que ocorre dos dois aos sete anos de idade, a criança começa a usar símbolos e linguagem para representar objetos e eventos. No entanto, seu pensamento ainda é egocêntrico e não consegue compreender a perspectiva dos outros.
No estágio operacional concreto, que ocorre dos sete aos onze anos de idade, a criança adquire a capacidade de pensar logicamente sobre objetos concretos e eventos do mundo real. Ela também começa a entender a conservação de quantidade, comprimento, volume, entre outros conceitos.
Por fim, no estágio operacional formal, que ocorre a partir dos onze anos de idade, a criança desenvolve a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética. Ela é capaz de raciocinar sobre conceitos complexos e realizar operações mentais sem a necessidade de manipular objetos concretos.
"A Criança e o Desenvolvimento" é uma obra fundamental para entender o processo de desenvolvimento cognitivo da criança. Piaget apresenta suas teorias de forma clara e acessível, utilizando exemplos e estudos de caso para ilustrar seus conceitos. O livro é uma referência importante no campo da psicologia do desenvolvimento e continua sendo amplamente estudado e discutido até os dias de hoje.