A Construção do Conhecimento em Piaget
O livro A Construção do Conhecimento em Piaget, escrito por Jean Piaget, apresenta uma das principais teorias do desenvolvimento cognitivo infantil. Piaget propõe que as crianças constroem o conhecimento a partir de suas próprias experiências e interações com o ambiente, e que essa construção ocorre em estágios sequenciais e universais.
O autor divide o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios: o sensoriomotor (0 a 2 anos), o pré-operatório (2 a 7 anos), o operatório concreto (7 a 12 anos) e o operatório formal (12 anos em diante). Em cada estágio, as crianças desenvolvem novas habilidades cognitivas e formas de pensar, que são influenciadas por fatores biológicos e ambientais.
Piaget também destaca a importância do conflito cognitivo e da equilibração para o desenvolvimento cognitivo. O conflito cognitivo ocorre quando as crianças encontram situações que não conseguem resolver com suas habilidades atuais, e a equilibração é o processo de adaptação e ajuste que ocorre para resolver esse conflito e construir novos conhecimentos.
O livro de Piaget é uma leitura fundamental para quem deseja compreender a teoria do desenvolvimento cognitivo e suas implicações para a educação e o ensino.