A Psicologia da Criança
O livro "A Psicologia da Criança", de Jean Piaget, é um clássico da psicologia do desenvolvimento infantil. Publicado originalmente em 1936, o livro apresenta a teoria de Piaget sobre como as crianças constroem o conhecimento e se desenvolvem cognitivamente.
Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios, e que cada estágio é caracterizado por uma forma diferente de pensamento. Ele identificou quatro estágios principais: o estágio sensoriomotor (de 0 a 2 anos), o estágio pré-operatório (de 2 a 7 anos), o estágio das operações concretas (de 7 a 11 anos) e o estágio das operações formais (a partir dos 11 anos).
No estágio sensoriomotor, as crianças aprendem sobre o mundo através de seus sentidos e movimentos. No estágio pré-operatório, elas começam a desenvolver a capacidade de representar mentalmente objetos e eventos, mas ainda têm dificuldade em entender conceitos abstratos. No estágio das operações concretas, as crianças são capazes de pensar logicamente sobre objetos e eventos concretos, mas ainda têm dificuldade em lidar com conceitos abstratos. No estágio das operações formais, as crianças desenvolvem a capacidade de pensar logicamente sobre conceitos abstratos e hipotéticos.
O livro de Piaget é uma leitura fundamental para quem deseja entender como as crianças aprendem e se desenvolvem cognitivamente. Ele apresenta uma teoria abrangente e detalhada sobre o desenvolvimento infantil, baseada em anos de pesquisa e observação. Além disso, o livro é escrito de forma clara e acessível, tornando-o uma leitura agradável e enriquecedora para qualquer pessoa interessada no assunto.