Desenvolvimento humano
O livro Desenvolvimento humano, de Jean Piaget, é uma obra clássica da psicologia do desenvolvimento. Neste livro, Piaget apresenta sua teoria do desenvolvimento cognitivo, que se concentra na forma como as crianças constroem seu conhecimento sobre o mundo ao seu redor.
Piaget argumenta que o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios distintos, cada um com suas próprias características e desafios. Ele descreve quatro estágios principais: o estágio sensório-motor, o estágio pré-operacional, o estágio operacional concreto e o estágio operacional formal.
No estágio sensório-motor, que ocorre desde o nascimento até cerca de dois anos de idade, as crianças aprendem a coordenar seus movimentos e a perceber o mundo através de seus sentidos. No estágio pré-operacional, que ocorre dos dois aos sete anos de idade, as crianças começam a usar símbolos e a linguagem para representar o mundo, mas ainda têm dificuldade em entender conceitos abstratos.
No estágio operacional concreto, que ocorre dos sete aos onze anos de idade, as crianças começam a entender conceitos abstratos e a pensar logicamente sobre o mundo. No estágio operacional formal, que começa na adolescência e continua até a idade adulta, as pessoas são capazes de pensar de forma abstrata e hipotética e de entender conceitos complexos.
O livro Desenvolvimento humano é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em entender como as crianças aprendem e se desenvolvem. A teoria de Piaget continua a influenciar a pesquisa em psicologia do desenvolvimento e a educação infantil até hoje.