A Criança e a Linguagem
O livro "A Criança e a Linguagem" de Emília Ferreiro é uma obra que aborda o processo de aquisição da linguagem pelas crianças. A autora é uma renomada psicóloga e educadora argentina que se dedica ao estudo da alfabetização e da aprendizagem da língua escrita.
A obra é dividida em três partes. Na primeira, a autora apresenta uma reflexão sobre a natureza da linguagem e sua importância na vida humana. Na segunda, ela discute as teorias que explicam como as crianças aprendem a falar e a escrever. E, na terceira, ela analisa as implicações pedagógicas desse processo.
Emília Ferreiro defende que a aprendizagem da linguagem é um processo complexo e que envolve não apenas a aquisição de um código linguístico, mas também a compreensão do mundo e das relações sociais. Ela destaca a importância da interação social e do ambiente em que a criança está inserida para o desenvolvimento da linguagem.
A autora também questiona as teorias tradicionais da aquisição da linguagem, que consideram que as crianças aprendem a falar e a escrever por meio da imitação e da repetição. Ela propõe uma abordagem construtivista, que considera que as crianças constroem seu conhecimento a partir da interação com o mundo e que o processo de aprendizagem é influenciado pelas experiências e pelos conhecimentos prévios da criança.
Por fim, Emília Ferreiro destaca a importância da alfabetização como um processo que deve ser significativo e que considere as experiências e os conhecimentos prévios da criança. Ela defende que a alfabetização não deve ser vista como um mero processo de decodificação de símbolos, mas como um processo de construção de significados e de compreensão do mundo.
Em resumo, o livro "A Criança e a Linguagem" é uma obra fundamental para educadores, psicólogos e pais que desejam compreender melhor o processo de aquisição da linguagem pelas crianças e as implicações desse processo na educação e na vida social.