Alfabetização em processo
O livro "Alfabetização em processo" de Emília Ferreiro é uma obra fundamental para a compreensão do processo de alfabetização e letramento. A autora, que é psicóloga e pesquisadora argentina, apresenta uma abordagem construtivista da aprendizagem da leitura e da escrita, baseada em suas pesquisas e observações sobre como as crianças aprendem a ler e a escrever.
Ferreiro questiona a ideia de que a alfabetização é um processo linear, em que as crianças passam por estágios pré-determinados de desenvolvimento da escrita e da leitura. Em vez disso, ela argumenta que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo e individual, que depende das experiências e conhecimentos prévios de cada criança.
A autora analisa as hipóteses que as crianças desenvolvem sobre a escrita e a leitura, mostrando como elas constroem seu próprio conhecimento sobre a linguagem escrita. Ela também discute a importância do contexto social e cultural na aprendizagem da leitura e da escrita, destacando a necessidade de considerar as diferenças linguísticas e culturais dos alunos.
"Alfabetização em processo" é uma obra fundamental para educadores, psicólogos e pesquisadores interessados em entender como as crianças aprendem a ler e a escrever. A abordagem construtivista de Ferreiro tem sido amplamente adotada em escolas e programas de alfabetização em todo o mundo, e seu trabalho continua a influenciar a forma como pensamos sobre a aprendizagem da leitura e da escrita.