A Descoberta da Criança
O livro "A Descoberta da Criança" foi escrito por Maria Montessori, uma médica e educadora italiana, e publicado em 1909. Nele, Montessori apresenta sua filosofia e método de educação, que se baseiam na observação e no respeito às necessidades e capacidades das crianças.
Montessori acreditava que as crianças são naturalmente curiosas e autônomas, e que a educação deve ser um processo de descoberta e exploração, em que elas possam aprender por si mesmas e desenvolver suas habilidades e interesses. Para isso, ela propôs um ambiente preparado, com materiais educativos específicos e uma estrutura flexível, que permitisse às crianças escolherem suas atividades e trabalharem em seu próprio ritmo.
O livro também aborda temas como a importância do movimento e da liberdade de escolha na aprendizagem, a relação entre a educação e o desenvolvimento da personalidade, e a necessidade de uma educação que promova valores como a paz, a justiça e a solidariedade.
"A Descoberta da Criança" é considerado um clássico da literatura educacional e tem influenciado a prática pedagógica em todo o mundo, inspirando escolas e educadores a adotarem uma abordagem mais centrada na criança e em seu processo de aprendizagem.