Triste Fim de Policarpo Quaresma
O livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito por Lima Barreto, conta a história de um homem ingênuo e idealista que sonha em ver o Brasil como um país desenvolvido e com uma cultura própria. Policarpo Quaresma é um funcionário público que se dedica ao estudo da língua tupi-guarani e da música nacional, além de ser um grande defensor da agricultura e da pecuária brasileiras.
No entanto, suas ideias são ridicularizadas e ele é considerado um louco pelos seus colegas de trabalho e pela sociedade em geral. Ele se envolve em diversas situações que o levam a ser preso e a sofrer perseguições políticas, o que o leva a uma profunda crise existencial.
O livro é uma crítica à sociedade brasileira da época, que valorizava a cultura europeia em detrimento da cultura nacional e que não dava espaço para as ideias inovadoras e progressistas. É também uma reflexão sobre a identidade brasileira e sobre a importância de valorizar as nossas raízes culturais.
Triste Fim de Policarpo Quaresma é uma obra marcante da literatura brasileira e um retrato fiel da realidade social e política do país no início do século XX.