Sonnets from the Portuguese
Sonnets from the Portuguese é uma coleção de sonetos escritos por Elizabeth Barrett Browning, publicada em 1850. Os sonetos foram escritos durante o período em que Elizabeth estava se apaixonando por Robert Browning, que se tornaria seu marido. Embora o título sugira que os sonetos foram traduzidos de uma língua estrangeira, na verdade eles foram escritos por Elizabeth, que se referia a si mesma como "a portuguesa", em uma referência à ascendência de sua mãe.
Os sonetos são uma expressão do amor de Elizabeth por Robert, e são considerados alguns dos mais belos e românticos poemas de amor já escritos. Eles exploram temas como a paixão, a dor do amor não correspondido, a felicidade do amor correspondido e a intimidade emocional entre amantes.
O livro é composto por 44 sonetos, que são numerados em ordem cronológica. O soneto mais famoso da coleção é o número 43, que começa com as palavras "How do I love thee? Let me count the ways" ("Como eu te amo? Deixe-me contar as maneiras"). Este soneto é frequentemente citado em casamentos e é considerado um dos mais belos poemas de amor já escritos.
Sonnets from the Portuguese é uma obra-prima da poesia romântica e continua a ser lido e apreciado até hoje.