Sofonias
O livro de Sofonias é um dos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada. Foi escrito pelo profeta Sofonias, que viveu durante o reinado do rei Josias, em Judá, por volta do século VII a.C.
O livro começa com uma mensagem de julgamento de Deus contra Judá e Jerusalém, por causa da idolatria, da injustiça e da corrupção que havia no país. Sofonias anuncia que Deus virá para julgar e destruir os ímpios, mas também promete que haverá um remanescente fiel que será salvo.
Em seguida, o profeta fala sobre o Dia do Senhor, um dia de julgamento e destruição que virá sobre todas as nações. Ele descreve como Deus punirá os opressores e exaltará os humildes, restaurando a justiça e a paz na terra.
Por fim, o livro de Sofonias termina com uma mensagem de esperança e de restauração para o povo de Deus. O profeta anuncia que Deus os reunirá novamente em sua terra, perdoará seus pecados e renovará sua aliança com eles. Ele encoraja o povo a se alegrar e a louvar a Deus por sua salvação.
Em resumo, o livro de Sofonias é uma mensagem de julgamento, de esperança e de restauração para o povo de Deus. Ele nos lembra da importância de vivermos de acordo com a vontade de Deus e de confiarmos em sua fidelidade e em seu amor por nós.