Capa do livro No Urubuquaquá, no Pinhém de Guimarães Rosa

No Urubuquaquá, no Pinhém

Guimarães Rosa

Os Contos "O Recado do Morro" , "Cara-de-Bronze" e "A História de Lélio e Lina", que inicialmente fizeram parte da obra Corpo de baile (1956), mas foram, posteriormente, desmembrados para integrar um novo volume, que recebeu do autor o título "No Urubuquaquá, No Pinhém". Sobre o enredo, em o "O Recado do Morro", o leitor acompanha o cinco homens Pedro Osório, 'seo' Alquiste, frei Sinfrão, 'seo' Jujuca do Açude e Ivo de Tal realizam uma travessia e vão encontrando, pelas estradas por onde passam e nas fazendas onde pedem abrigo, almoço e jantar, pessoas que vão mudar a maneira como eles vêem o mundo e a si mesmos. O conto "Cara-de-Bronze", por sua vez, traz a chegada à fazenda do Urubuquaquá, como um forasteiro que se esforça para compor, com os depoimentos fragmentários dos vaqueiros, o retrato do velho fazendeiro apelidado Cara-de-Bronze, o qual, doente recluso em seu quarto, administra a sua propriedade E, por fim, temos " A História de Lélio e Lina" ansiando por uma mulher, Lélio aporta ao Pinhém. Nessa fazenda, é com dona Rosalina que Lélio estabelece uma sincera e profunda amizade, confessando suas paixões e recebendo repostas de Lina de perguntas ainda não formuladas. A edição da Global conta com fotografia de Araquem Alcântara para capa do livro, e também texto de apoio de Regina Zilberman, doutora em Romanistica pela Universidade de Heidelberg e intitula-se "O recado do morro: uma teoria da linguagem, uma alegoria do Brasil".