Negros em contos
O livro Negros em contos, de Machado de Assis, é uma coletânea de contos que aborda a temática da escravidão e da condição dos negros no Brasil do século XIX. Os contos apresentam personagens negros em diferentes situações, desde a escravidão até a liberdade, e mostram as dificuldades enfrentadas por eles para se inserir na sociedade.
Machado de Assis, que era filho de uma escrava liberta, tinha uma visão crítica em relação à escravidão e à discriminação racial. Em seus contos, ele retrata a hipocrisia da sociedade brasileira, que se dizia civilizada, mas mantinha a escravidão como uma instituição legal.
Alguns dos contos mais conhecidos do livro são "Pai contra mãe", que mostra a crueldade do sistema escravista, "O caso da vara", que aborda a questão da liberdade dos negros, e "Luís Soares", que retrata a luta de um ex-escravo para se estabelecer como homem livre.
Negros em contos é uma obra importante para entender a visão de Machado de Assis sobre a questão racial no Brasil e como ele usava a literatura para denunciar as injustiças sociais.