Várias Histórias
Várias Histórias é uma coletânea de contos escrita por Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Publicado em 1896, o livro reúne 16 contos que abordam temas variados, como amor, traição, vingança, morte e loucura.
Entre os contos mais conhecidos do livro, destacam-se "A Cartomante", "Pai Contra Mãe", "Uns Braços" e "A Igreja do Diabo". Em "A Cartomante", um casal consulta uma vidente para saber o futuro de seu relacionamento, mas as consequências dessa visita são trágicas. Já em "Pai Contra Mãe", Machado de Assis retrata a vida dos escravos no Brasil do século XIX, mostrando a crueldade e a hipocrisia da sociedade da época.
Em "Uns Braços", o autor narra a história de um homem que se apaixona por uma mulher que não é sua esposa, e em "A Igreja do Diabo", ele cria uma sátira sobre a religião e a crença em Deus.
Os contos de Várias Histórias são marcados pela ironia, pelo humor e pela crítica social, características que tornaram Machado de Assis um dos maiores escritores da literatura brasileira.