Isaías
O livro de Isaías é um dos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia. É atribuído a Isaías, um profeta judeu que viveu no século VIII a.C. O livro contém uma coleção de profecias que abrangem um período de cerca de 200 anos, desde a época de Isaías até a queda de Jerusalém em 586 a.C.
O livro é dividido em duas partes principais. A primeira parte (capítulos 1-39) contém profecias que se concentram na situação política e religiosa de Judá e Jerusalém durante o reinado de vários reis. Isaías denuncia a idolatria, a injustiça social e a corrupção religiosa, e exorta o povo a se arrepender e voltar a Deus. Ele também profetiza sobre a vinda de um Messias que trará salvação e justiça.
A segunda parte (capítulos 40-66) contém profecias que se concentram na restauração de Israel após o exílio babilônico. Isaías profetiza sobre a vinda de um libertador que trará consolo e restauração ao povo de Deus. Ele também fala sobre a nova Jerusalém, a restauração do templo e a glória de Deus que será revelada no futuro.
O livro de Isaías é considerado um dos mais importantes e influentes livros da Bíblia. Suas profecias sobre o Messias foram citadas pelos escritores do Novo Testamento como cumprimento na vida de Jesus Cristo. O livro também é valorizado por sua poesia e estilo literário, que o tornam uma das obras mais belas da literatura hebraica.