Capa do livro O Evangelho de Tomé de Anônimo

O Evangelho de Tomé

Anônimo

O Evangelho de Tomé é um livro apócrifo que contém uma coleção de 114 ditos atribuídos a Jesus Cristo. Foi escrito em copta, uma língua egípcia antiga, e descoberto em 1945 na cidade de Nag Hammadi, no Egito. O livro não foi escrito por Tomé, um dos doze apóstolos de Jesus, como o nome sugere. Na verdade, o autor é desconhecido. Acredita-se que tenha sido escrito no século II d.C. por um grupo de cristãos gnósticos, que acreditavam que o conhecimento espiritual era a chave para a salvação. Os ditos contidos no Evangelho de Tomé são bastante diferentes dos ensinamentos encontrados nos evangelhos canônicos, como Mateus, Marcos, Lucas e João. Eles são mais filosóficos e místicos, e muitas vezes apresentam Jesus como um mestre espiritual que ensina a verdadeira natureza da existência. Alguns dos ditos mais conhecidos incluem "Conhece a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses", "Se aqueles que vos guiam vos disserem: 'Eis que o Reino está no céu', então os pássaros do céu vos precederão. Se vos disserem: 'Ele está no mar', então os peixes vos precederão. Mas o Reino está dentro de vós e está fora de vós", e "Se virdes aquele que não nasceu de mulher, prostrai-vos sobre o vosso rosto e adorai-o. Ele é o vosso Pai". O Evangelho de Tomé é considerado um importante documento para o estudo do cristianismo primitivo e da história das religiões em geral. Ele oferece uma visão única dos ensinamentos de Jesus e da forma como eles foram interpretados por diferentes grupos de cristãos nos primeiros séculos da era cristã.