Geórgicas
Publicada em 19 a.C após dez anos de trabalho, a Eneida está para o mundo romano como a Ilíada e a Odisseia para o mundo grego - faz o inventário de seus mitos, dá a medida das paixões e dos deveres humanos, instaura uma ética para as relações sociais, inventa um passado coletivo e avança concepções de mundo. Conta a saga de Enéas, um troiano que é salvo dos gregos em Tróia, viaja errante pelo Mediterrâneo até chegar à península Itálica. Seu destino era ser o ancestral de todos os romanos.
Virgílio já era ilustre pelas suas Bucólicas (37 a.C.) e Geórgicas (30 a.C.) quando então, o imperador Augusto encomendou-lhe a composição de um poema épico que cantasse a glória e o poder do Império Romano. Um poema que rivalizasse e quiçá superasse Homero.
Esta edição bilíngue inclui o texto completo em Latim e a tradução clássica por Manuel Odorico Mendes inclui notas e resumo das ações de cada um dos doze livros da obra. O resultado é um volume completo no qual o leitor pode acompanhar o périplo de Eneias, das ruínas de Troia à gênese da civilização romana.