Capa do livro Filosofia e Educação de Dermeval Saviani

Filosofia e Educação

Dermeval Saviani

O livro "Filosofia e Educação", escrito por Dermeval Saviani, aborda a relação entre a filosofia e a educação, buscando compreender como essas duas áreas se interligam e se influenciam mutuamente. Saviani parte do pressuposto de que a filosofia é indispensável para a educação, pois é por meio dela que é possível refletir sobre os fundamentos, objetivos e práticas educacionais. A filosofia, segundo o autor, permite uma análise crítica e reflexiva sobre a educação, contribuindo para a formação de professores e para a construção de uma prática pedagógica mais consistente. O autor também discute a importância da filosofia da educação, que consiste em refletir sobre os princípios e valores que norteiam a educação, assim como sobre os fundamentos teóricos que embasam as práticas pedagógicas. Saviani argumenta que a filosofia da educação é fundamental para que os educadores compreendam os processos educativos em sua totalidade, possibilitando uma atuação mais consciente e crítica. Ao longo do livro, Saviani apresenta diferentes correntes filosóficas que influenciaram a educação ao longo da história, como o idealismo, o materialismo histórico-dialético e o pragmatismo. Ele analisa as contribuições e limitações dessas correntes, destacando a importância de uma abordagem crítica e dialética na educação. Além disso, o autor aborda questões como a relação entre a filosofia e as ciências da educação, a função social da escola e a formação de professores. Ele defende a ideia de que a filosofia deve estar presente em todas as etapas da formação docente, desde a graduação até a prática profissional, contribuindo para a construção de uma educação mais humanizada e emancipatória. Em suma, o livro "Filosofia e Educação" de Dermeval Saviani apresenta uma reflexão profunda sobre a relação entre a filosofia e a educação, destacando a importância da filosofia da educação para a formação de professores e para a construção de uma prática pedagógica mais crítica e consciente.