Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica
O livro "Educação: Do Senso Comum à Consciência Filosófica", escrito por Dermeval Saviani, aborda a relação entre a educação e a filosofia, buscando compreender como o pensamento filosófico pode contribuir para a formação dos educadores e para a prática educativa.
Saviani parte do pressuposto de que a educação é uma prática social que está inserida em um contexto histórico e social específico, e que, portanto, precisa ser compreendida e analisada de forma crítica. Ele argumenta que o senso comum, embora seja uma forma de conhecimento presente na sociedade, nem sempre é suficiente para uma compreensão aprofundada da educação.
Para o autor, a filosofia desempenha um papel fundamental na educação, pois permite uma reflexão mais profunda sobre os fundamentos, objetivos e práticas educativas. Através da filosofia, é possível questionar e problematizar as concepções e práticas educativas vigentes, buscando uma educação mais crítica, emancipatória e humanizadora.
Saviani apresenta diferentes correntes filosóficas que influenciaram a educação ao longo da história, como o idealismo, o positivismo e o marxismo. Ele analisa as contribuições e limitações de cada uma dessas correntes, mostrando como elas influenciaram a forma como a educação é concebida e praticada.
Além disso, o autor discute a importância da teoria e da prática na educação, argumentando que ambas são fundamentais e devem ser articuladas de forma dialética. Ele defende a necessidade de uma formação sólida dos educadores, que inclua tanto o conhecimento teórico quanto a experiência prática, para que possam atuar de forma crítica e transformadora na educação.
Em suma, o livro de Dermeval Saviani busca mostrar a importância da filosofia na educação, destacando a necessidade de uma reflexão crítica sobre os fundamentos e práticas educativas. Ele apresenta diferentes correntes filosóficas e discute a relação entre teoria e prática na educação, contribuindo para uma compreensão mais profunda e consciente da educação.