Critical Play: Radical Game Design
O livro Critical Play: Radical Game Design, de Mary Flanagan, é uma obra que aborda o design de jogos de forma crítica e radical. A autora propõe que os jogos podem ser utilizados como ferramentas para questionar e desafiar as normas sociais e políticas, além de serem uma forma de expressão artística.
Flanagan discute temas como a representação de gênero, raça e sexualidade nos jogos, a relação entre jogos e política, a importância da diversidade na indústria de jogos e a utilização dos jogos como ferramentas de educação e mudança social.
O livro apresenta diversos exemplos de jogos que foram criados com o intuito de questionar e desafiar as normas sociais, como o jogo "Fatworld", que simula a experiência de gerenciar uma dieta e mostra como as escolhas alimentares podem afetar a saúde, e o jogo "Darfur is Dying", que aborda a crise humanitária no Sudão.
Em resumo, Critical Play é uma obra importante para quem se interessa pelo design de jogos e pela utilização dos jogos como ferramentas de mudança social e política. A autora apresenta uma abordagem crítica e radical que desafia as normas estabelecidas na indústria de jogos e propõe novas formas de pensar e criar jogos.