As Epístolas de Platão
Este não é um livro religioso, nem doutrinário e muito menos desrespeitoso com qualquer religião e seus profetas. Tenta mostrar a possibilidade da fé, mesmo sem se aprisionar nas amarras da religiosidade e da política, sem medo das divindades e mostrando que o (a) Deus (a) Singular não tem donos; não pertence a nenhuma entidade religiosa. O (a) Criador (a) é uma Energia Pura, Justa e Única; não castiga, não mata e não manda matar, não pertence a ninguém em especial. ... O Contexto - uma longa introdução. Por que alguém discutiria os textos bíblicos se religião não se discute? Por que alguém comentaria os escritores antigos e divinos? - Por quê? ...Perguntariam... Ora, porque religião deve, sim, ser discutida, deve ser comentada e até atualizada. - Senão os ensinamentos escritos em épocas de pouca informação cultural, moral e ética, como os entendemos, deixarão de ser os pretensos ensinamentos bons para escravizarem os seus seguidores e, assim, transmitirão doutrinas que podem atrapalhar a evolução da humanidade ao invés de torná-la cada vez melhor. Deveriam unificar a fraternidade e a paz entre os humanos. Possivelmente, dessa maneira pensaram vários filósofos, escritores e até um presidente norte-americano, o Thomas Jefferson que em 1 813, treze anos antes de sua morte, escreveu uma releitura da bíblia, a que ficou conhecida como a Bíblia de Jefferson . Se analisarmos profundamente, poderemos ver e sentir que a religião e a política, como foram formuladas, são os fatores mais importantes na separação dos povos, desde o surgimento do primeiro hominídeo: -Povos guerreiam, matam-se entre si, separam os irmãos de sangue, escravizam, cerceiam as liberdades em seus nomes. Talvez, com menos religião e com menos política, do modo que nos foram ensinadas, o humano se tornasse melhor, livre e mais tolerante. Sabemos que as desigualdades existem e possivelmente existirão para sempre; isso é a consequência da formação moral da humanidade. Grupos diferentes de humanos surgiram em várias partes do planeta, desde o surgimento do Povo Adâmico, os Adãos e Evas bíblicos, e cada um transmitiu geneticamente a sua evolução para os seus descendentes. -... Os mais fortes dominaram os mais fracos,... e continua! E além da transmissão genética, o fizeram também através de suas doutrinas após terem descoberto que havia sobre eles uma Energia singular superior aos seus conhecimentos. -... Descobriram o (a) Deus (a) Criador (a). Acreditamos que essas desigualdades, geradas no surgimento dos vários grupos, devam ser entendidas e toleradas com mais caridade, mais bondade e com muito mais dignidade. Se não nos apegarmos tanto nas amarras da religião e não dermos tanta importância para a política, com certeza, seremos melhores e as fronteiras não existirão. Os dogmas, as doutrinas, os textos mal interpretados ou mal escritos, influem no dia a dia do humano. Religião não pode ser misturada com política e a política não pode interferir na religião. Os preceitos antigos podem ser mantidos, mas poderiam ser atualizados. Somente a fé, inerente ao humano desde quando recebeu o fluído cósmico espiritual inteligente , teria importância no sentido da manutenção dos valores morais. Se o humano não tiver fé, e não importa no que ou em quem, iguala-se aos seus semelhantes animais irracionais. Portanto, a fé é necessária para que as fronteiras do respeito mútuo sejam definidas, mas sem medos. Muitos discutiram sobre religião e quase todos foram considerados hereges pelas igrejas. A heresia tem maior conotação nas acepções religiosas e são consideradas críticas, mas podemos ser hereges também na literatura, na política e nas descobertas científicas. Basta termos uma opinião firme sobre um assunto conhecido e sermos contra os princípios desse assunto, que podemos ser considerados hereges. Aliás, heresia, hairesis em grego, significa opinião firme . As religiões consideram hereges os não crentes em suas doutrinas: Para a Igreja Católica, heresia é a constatação de erros doutrinários e para os quais o católico não pode ter dúvidas. E é herege, por exemplo, quem se posiciona contra os princípios básicos da doutrina, como a posição de que a família é o elo, a célula primordial na formação da sociedade; e é herege quem se posiciona contra a concepção humana ou a favor da interrupção do nascimento, como a utilização de preservativo anticonceptivo ou do próprio aborto. Pensamos que a Igreja está correta em defender seus princípios básicos; quem não os aceita e tem uma posição herética sobre eles deve se afastar dela. Entretanto, somos favoráveis que os princípios sejam atualizados para que acompanhem a evolução da humanidade. Manter os princípios antigos, de milhares de anos atrás, sem nenhuma atualização, totalmente fora dos eventos que surgem como padrão, somente afasta o fiel mais esclarecido, mais evoluído espiritualmente. Um principio válido há dois, três mil anos atrás, pode se tornar um problema de saúde e higiene atualmente. As doenças atuais não são as do tempo dos formuladores das doutrinas. Não poderemos ser livres no íntimo se a religião nos intimida, nos pune, nos proíbe de pecar mesmo que sejamos humanos fracos. Todos os escritores bíblicos antigos, e mesmo os mais recentes formuladores de doutrinas, sempre se colocaram contra qualquer oposição aos evangelhos de suas igrejas. Pedro, o Simão, na sua segunda epístola, chama as seitas novas de heréticas só porque não eram cristãs. Movimentos heréticos dos primeiros séculos eram considerados perigosos para a ortodoxia da doutrina cristã que se formava. Mesmo nos tempos anteriores a Jesus podemos encontrar hereges, como nos ensinamentos de Platão sobre a divindade. Já naqueles tempos os filósofos procuravam um conhecimento especial de Deus. - Não vemos a Energia Superior, mas a sentimos ao nosso redor e nela acreditamos,... diziam os mais intuitivos. Esses ensinamentos foram difundidos e criaram uma fonte de novas ideias sobre a divindade. Deus era a ideia pura e principal, e os seus profetas e santos eram simplesmente seus intermediários. Para eles, o Universo surgiu de emanações divinas e não explicáveis para o humano comum. Esses pensamentos neoplatônicos ressurgem com força na atualidade, e podem até ser considerados como lógicos, apesar de serem heréticos. No início do cristianismo, até trezentos anos depois, faziam objeções ao Jesus Deus . Muitos filósofos tinham interpretações próprias da nova doutrina e cada um deles afirmava que a sua interpretação era a correta. A Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo não era acreditada pelos novos cristãos.