A Vida de Sócrates
O livro A Vida de Sócrates, de Platão, é uma obra que relata a vida e os ensinamentos do filósofo grego Sócrates. O livro é composto por diálogos entre Sócrates e seus discípulos, nos quais ele explica suas ideias e argumenta com seus interlocutores.
A obra é uma das principais fontes de informação sobre a vida de Sócrates, que viveu em Atenas no século V a.C. e é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental. Sócrates acreditava que a verdade e a virtude eram alcançadas através da razão e da reflexão, e que o conhecimento era a chave para a felicidade.
O livro também aborda a morte de Sócrates, que foi condenado à morte por corromper a juventude e desrespeitar os deuses da cidade. Ele se recusou a fugir da prisão e aceitou a sentença de morte, acreditando que era melhor morrer do que viver sem seguir seus princípios.
A Vida de Sócrates é uma obra importante não apenas pela sua contribuição para a história da filosofia, mas também por apresentar um retrato vívido de um dos personagens mais influentes da Antiguidade.