A Fazenda dos Animais
"A Fazenda dos Animais" é um livro escrito por George Orwell, publicado em 1945. A obra é uma fábula que critica o regime comunista soviético, liderado por Josef Stalin.
A história se passa em uma fazenda onde os animais, cansados de serem explorados pelos humanos, se rebelam e tomam o controle do local. Eles criam um sistema de governo baseado em ideais socialistas e igualitários, liderado pelos porcos, que se consideram mais inteligentes e capazes de governar.
No entanto, com o tempo, os porcos começam a se corromper e a agir como os antigos donos da fazenda, explorando os outros animais e mantendo o poder para si mesmos. Aos poucos, as promessas de igualdade e liberdade vão sendo esquecidas e a fazenda se torna um lugar opressivo e injusto.
O livro é uma crítica ao totalitarismo e à corrupção do poder, mostrando como mesmo os ideais mais nobres podem ser distorcidos e usados para justificar a opressão e a tirania. A obra é considerada uma das mais importantes da literatura política do século XX e é estudada em escolas e universidades ao redor do mundo.