A Condição da Mulher na Sociedade
Mary Wollstonecraft foi uma escritora e filósofa inglesa que viveu no século XVIII. Ela é conhecida por seu livro "A Vindication of the Rights of Woman" (em português, "A Condição da Mulher na Sociedade"), publicado em 1792.
Neste livro, Wollstonecraft argumenta que as mulheres são educadas de maneira inadequada e que isso as torna inferiores aos homens. Ela defende que as mulheres devem ter acesso à educação e serem tratadas como seres racionais e não como objetos de desejo masculino.
Wollstonecraft também critica a ideia de que as mulheres são naturalmente inferiores aos homens e argumenta que essa ideia é baseada em preconceitos e não em fatos. Ela afirma que as mulheres são capazes de realizar as mesmas tarefas que os homens e que a única diferença é a educação que recebem.
"A Condição da Mulher na Sociedade" é considerado um dos primeiros textos feministas da história e influenciou muitas outras mulheres a lutarem por seus direitos. Wollstonecraft morreu pouco tempo depois de publicar o livro, aos 38 anos, mas seu legado continua vivo até hoje.