Mary Wollstonecraft
Mary Wollstonecraft foi uma escritora, filósofa e defensora dos direitos das mulheres do século XVIII. Ela nasceu em Londres em 1759 e cresceu em uma família de classe média. Wollstonecraft foi uma das primeiras mulheres a defender a igualdade de gênero e a educação para as mulheres.
Seu livro mais famoso, "A Vindication of the Rights of Woman" (1792), é considerado um dos primeiros textos feministas da história. Nele, ela argumenta que as mulheres não são naturalmente inferiores aos homens, mas sim são educadas de maneira diferente e, portanto, são privadas de oportunidades iguais.
Wollstonecraft também escreveu sobre política e filosofia, incluindo "A Vindication of the Rights of Men" (1790) e "An Historical and Moral View of the French Revolution" (1794).
Infelizmente, Wollstonecraft faleceu aos 38 anos de idade devido a complicações após o parto de sua segunda filha, Mary Shelley, que mais tarde se tornaria a autora de "Frankenstein". Apesar de sua vida curta, Wollstonecraft foi uma figura importante no movimento pelos direitos das mulheres e continua a inspirar feministas até hoje.
Amazon