Teoria Geral do Esquecimento
Teoria Geral do Esquecimento é um romance escrito pelo autor angolano José Eduardo Agualusa. O livro conta a história de Ludo, uma mulher portuguesa que vive em Angola durante a época da independência do país, em 1975.
Após ser trancada em seu apartamento pelo seu marido, que fugiu do país, Ludo decide permanecer isolada do mundo, construindo uma parede para impedir a entrada de qualquer pessoa. Durante os 30 anos seguintes, ela vive reclusa, sobrevivendo com o que tem em seu apartamento e escrevendo em seu diário.
O livro é uma reflexão sobre a memória e o esquecimento, e como esses elementos influenciam a nossa identidade e a nossa relação com o mundo. A história de Ludo é contada através de diferentes vozes, incluindo a de um pombo, que observa a vida da protagonista de uma perspectiva diferente.
Além disso, o livro aborda temas como a colonização, a guerra civil em Angola e a busca pela identidade em um país em constante mudança. A escrita de Agualusa é poética e envolvente, criando um universo rico e complexo que prende o leitor do início ao fim.
Teoria Geral do Esquecimento foi vencedor do Prêmio Literário Internacional IMPAC Dublin em 2017 e foi adaptado para o cinema em 2019.