Reality is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World
"Reality is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World" é um livro escrito por Jane McGonigal, uma designer de jogos e pesquisadora na área de jogos e realidade virtual. O livro explora o poder dos jogos e como eles podem ter um impacto positivo na vida das pessoas e na sociedade como um todo.
McGonigal argumenta que os jogos têm a capacidade de nos motivar, nos engajar e nos desafiar de maneiras que a realidade muitas vezes não consegue. Ela descreve como os jogos são capazes de fornecer aos jogadores um senso de propósito, realização e conexão social que muitas vezes estão ausentes em suas vidas cotidianas.
A autora também aborda o conceito de "fluir", que é a sensação de estar totalmente imerso e envolvido em uma atividade. Ela argumenta que os jogos são uma das principais fontes de experiências de fluxo, pois eles fornecem aos jogadores metas claras, feedback imediato e desafios progressivamente mais difíceis.
Além disso, McGonigal discute como os jogos podem ser usados para resolver problemas do mundo real. Ela apresenta exemplos de jogos que foram desenvolvidos para ajudar a resolver questões como mudanças climáticas, pobreza e saúde mental. Esses jogos são projetados para envolver as pessoas de forma colaborativa, incentivando a cooperação e a criatividade para encontrar soluções para esses problemas complexos.
No geral, "Reality is Broken" é um livro que explora o potencial dos jogos como uma forma de entretenimento, mas também como uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas e promover mudanças positivas na sociedade. Ele desafia a visão convencional dos jogos como uma mera distração e destaca sua capacidade de nos tornar mais engajados, motivados e conectados uns aos outros.