Os Quatro Evangelhos
O livro Os Quatro Evangelhos, de J.B. Roustaing, é uma obra que busca trazer uma nova interpretação dos evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) da Bíblia. O autor alega ter recebido as informações contidas no livro através de comunicações mediúnicas com espíritos superiores, que lhe teriam revelado detalhes e explicações que não constam nos evangelhos originais.
Roustaing defende a ideia de que Jesus Cristo não é o único filho de Deus, mas sim um espírito elevado que teria encarnado diversas vezes na Terra, em diferentes épocas e lugares, com o objetivo de transmitir ensinamentos e orientações aos seres humanos. Além disso, o autor também aborda temas como a reencarnação, a lei de causa e efeito e a evolução espiritual.
O livro Os Quatro Evangelhos foi publicado em 1866 e causou grande polêmica na época, sendo criticado por muitos líderes religiosos e teólogos. No entanto, também encontrou defensores e seguidores, que o consideram uma obra de grande valor espiritual e filosófico.
Apesar de suas controvérsias, a obra de Roustaing influenciou o surgimento de diversas correntes espiritualistas e religiosas, como o movimento espírita kardecista e a Igreja do Novo Cristianismo.