O Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada
O Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada é um livro escrito por Carolina Maria de Jesus, uma mulher negra e pobre que vivia na favela do Canindé, em São Paulo, nos anos 1950. O livro é um relato autobiográfico de sua vida na favela, onde ela criou seus três filhos sozinha e lutou para sobreviver em condições extremamente precárias.
Carolina Maria de Jesus escreveu o livro a partir de seus diários, nos quais registrava suas observações sobre a vida na favela, seus pensamentos e sentimentos. O livro é um retrato vívido e comovente da pobreza e da exclusão social no Brasil daquela época, e mostra a luta diária de uma mulher negra e pobre para manter sua dignidade e a de seus filhos.
O Quarto de Despejo foi publicado em 1960 e se tornou um grande sucesso de vendas, sendo traduzido para várias línguas. O livro é considerado uma obra importante da literatura brasileira, por retratar de forma realista a vida da população pobre e marginalizada do país, e por dar voz a uma mulher negra e pobre que, apesar de todas as adversidades, conseguiu escrever um livro que se tornou um clássico da literatura brasileira.