O Caçador de Andróides
O Caçador de Andróides é um livro de ficção científica escrito por Philip K. Dick em 1968. A história se passa em um futuro distópico, em que a Terra foi devastada por uma guerra nuclear e a maioria dos seres humanos vive em colônias espaciais.
O protagonista é Rick Deckard, um caçador de androides que trabalha para a polícia de San Francisco. Sua missão é encontrar e "aposentar" (ou seja, matar) androides que fugiram das colônias e se infiltraram na Terra. Os androides são criaturas extremamente avançadas, que se parecem e agem como seres humanos, mas são programados para obedecer e não possuem emoções verdadeiras.
Deckard é um personagem complexo, que começa a questionar sua própria humanidade e moralidade à medida que se envolve com os androides. Ele se apaixona por uma androide chamada Rachael, que o faz questionar se a linha entre humano e androide é tão clara quanto ele pensava.
O livro aborda temas como identidade, livre-arbítrio, empatia e a natureza da consciência. Ele também questiona a ideia de que a tecnologia pode resolver todos os problemas da humanidade e sugere que a busca pela perfeição pode levar a consequências imprevisíveis.
O Caçador de Andróides foi adaptado para o cinema em 1982, no filme Blade Runner, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford. A adaptação é considerada um clássico do cinema de ficção científica e ampliou a popularidade do livro.