Capa do livro Nudge de Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein

Avaliação

4 de 5

20 global ratings

Nudge

Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein

"Nudge" é um livro escrito pelos economistas Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein, publicado em 2008. O livro apresenta a ideia de que pequenas intervenções, chamadas de "empurrões" (nudges), podem influenciar as escolhas das pessoas de forma positiva, sem forçá-las a agir de determinada maneira. Os autores argumentam que as pessoas são frequentemente influenciadas por fatores emocionais e cognitivos que as levam a tomar decisões que não são necessariamente as melhores para elas. Os "empurrões" são projetados para ajudar as pessoas a tomar decisões melhores e mais informadas, sem limitar sua liberdade de escolha. Os autores apresentam vários exemplos de como os "empurrões" podem ser usados em diferentes contextos, como saúde, finanças, meio ambiente e educação. Por exemplo, um "empurrão" pode ser usado para incentivar as pessoas a optar por alimentos mais saudáveis em uma cantina escolar, colocando esses alimentos em locais de destaque e tornando-os mais atraentes visualmente. O livro também discute a importância da transparência e da escolha informada, argumentando que as pessoas devem ter acesso a informações claras e precisas para tomar decisões informadas. Os autores defendem que as políticas públicas devem ser projetadas para ajudar as pessoas a fazer escolhas melhores, em vez de impor restrições ou punições. Em resumo, "Nudge" é um livro que apresenta uma abordagem inovadora para a tomada de decisões, mostrando como pequenas intervenções podem ter um grande impacto na vida das pessoas. Os "empurrões" são uma forma de ajudar as pessoas a fazer escolhas melhores e mais informadas, sem limitar sua liberdade de escolha.