Naked Lunch
Naked Lunch é um livro escrito por William S. Burroughs e publicado em 1959. É considerado um dos romances mais controversos e influentes do século XX.
O livro é composto por uma série de episódios que retratam a vida de um grupo de viciados em drogas, prostitutas, assassinos e outros personagens marginais da sociedade. A narrativa é fragmentada e não linear, com cenas que se alternam entre o real e o imaginário.
O estilo de escrita de Burroughs é caracterizado pelo uso de técnicas como o cut-up, que consiste em cortar e colar trechos de texto para criar uma nova narrativa. Além disso, o autor faz uso de uma linguagem crua e explícita, que retrata de forma realista a violência, o sexo e o uso de drogas.
O livro foi banido em diversos países devido ao seu conteúdo considerado obsceno e ofensivo. No entanto, ele também foi elogiado por sua inovação literária e por sua crítica à sociedade americana da época.
Naked Lunch influenciou diversos movimentos artísticos e culturais, como a contracultura dos anos 1960 e o punk rock. O livro também inspirou adaptações cinematográficas e teatrais, além de ter sido objeto de estudos acadêmicos e análises críticas.