Martin Chuzzlewit
Martin Chuzzlewit é um romance de Charles Dickens, publicado pela primeira vez em 1844. A história gira em torno do personagem titular, Martin Chuzzlewit, um jovem egoísta e mimado que é expulso de casa por seu avô, o rico e excêntrico Martin Chuzzlewit Sr.
Martin viaja para os Estados Unidos em busca de fortuna, mas acaba enfrentando uma série de dificuldades e encontros com personagens questionáveis. Enquanto isso, sua família na Inglaterra lida com suas próprias intrigas e conflitos, incluindo uma disputa pelo dinheiro do velho Martin.
O romance é conhecido por sua crítica à sociedade americana e suas instituições, bem como por sua caracterização complexa e multifacetada dos personagens. Alguns dos personagens mais memoráveis incluem o hipócrita Pecksniff, o trapaceiro Jonas Chuzzlewit e a enfermeira Sarah Gamp.
Embora não seja tão famoso quanto alguns dos outros romances de Dickens, como Oliver Twist e Grandes Esperanças, Martin Chuzzlewit é considerado uma obra importante em seu cânone e um exemplo notável de sua habilidade em criar personagens e comentar sobre a sociedade de sua época.