Macroeconomia
O estudo de economia é um dos mais fascinantes e complexos de todas as ciências.
Constitui-se, portanto, em estimulante desafio o domínio dos seus princípios fundamentais, conjugados com a necessidade do entendimento das inúmeras dificuldades com que a economia global vem se defrontando. Para melhor compreender o mundo e poder participar ativamente dele é preciso ter à mão um manual completo e atualizado. Esta obra, além dos ferramentais consagrados, dispõe também das mais recentes descobertas da economia e dos instrumentos de política econômica para utilizá-la. Pensando nisso, N. G. Mankiw escreveu, em linguagem clara e amigável, "Princípios de macroeconomia", parte de "Introdução à economia", levando em conta três razões principais que, segundo ele, o estudante tem para aprender economia: entender o mundo em que vive; ser um participante mais perspicaz da economia; e compreender melhor os potenciais e os limites da política econômica.
Para atingir esses objetivos, o autor, além de uma metodologia eficaz de ensino, empregou diversas ferramentas de aprendizagem efetiva que se repetem ao longo do livro, como Saiba mais sobre..., Estudos de caso, Notícias, Conceitos-chave, Testes rápidos, Resumos, Questões para revisão, Problemas e aplicações e Glossário. Para tanto, na 6ª edição do livro muitos conceitos novos foram introduzidos e outros tantos revistos e atualizados; proporcionando, assim, uma forma eficiente e integrada para a autoavaliação do domínio da matéria, além de tornar a aprendizagem mais atraente, rápida e eficaz.
Além disso, o autor, que é professor de economia da Harvard University, procedeu na obra a ampla exposição das causas e consequências da recessão de 2008-2009 e da crise financeira que a antecedeu. Descreve, também, nesse contexto, os novos instrumentos que vêm sendo utilizados para a eliminação do desemprego e a retomada do crescimento econômico sustentável – instrumentos cuja utilização perdura até hoje.