Lira dos Vinte Anos
Lira dos Vinte Anos é uma coletânea de poemas escritos por Álvares de Azevedo, um dos mais importantes poetas do Romantismo brasileiro. O livro foi publicado postumamente, em 1853, dois anos após a morte do autor, que faleceu aos 21 anos de idade.
Os poemas de Lira dos Vinte Anos são marcados pela melancolia e pela angústia, características do período romântico. Azevedo retrata em seus versos a solidão, a saudade, a morte e o amor não correspondido, temas que refletem a sua própria vida e experiências.
O livro é dividido em três partes: Juvenília, Macário e Noite na Taverna. Na primeira parte, o autor apresenta poemas escritos durante a sua adolescência, que revelam a sua sensibilidade e a sua paixão pela literatura. Já em Macário, Azevedo narra a história de um jovem que se apaixona por uma mulher casada e acaba enlouquecendo. Por fim, em Noite na Taverna, o autor retrata o ambiente boêmio e decadente de uma taverna, onde os personagens contam histórias de amor, traição e morte.
Lira dos Vinte Anos é considerado um marco na literatura brasileira, por apresentar uma nova forma de fazer poesia, mais subjetiva e pessoal. A obra influenciou diversos autores posteriores, como Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos, e é considerada um dos principais livros do Romantismo brasileiro.