Justine ou Os Infortúnios da Virtude
Justine ou Os Infortúnios da Virtude é um romance escrito pelo Marquês de Sade em 1791. O livro conta a história de Justine, uma jovem virtuosa que é constantemente vítima de abusos e violência por parte daqueles que a cercam.
A história começa com Justine e sua irmã Juliette sendo expulsas de casa após a morte de seus pais. Enquanto Juliette se entrega aos prazeres da vida, Justine tenta viver de forma virtuosa, mas acaba sendo vítima de diversos homens que a exploram e abusam dela.
O livro é uma crítica à sociedade da época, que valorizava a virtude feminina, mas ao mesmo tempo permitia a exploração e violência contra as mulheres. Sade usa a personagem de Justine para mostrar como a virtude não é recompensada na sociedade e como a violência e a corrupção são incentivadas.
Justine ou Os Infortúnios da Virtude é uma obra polêmica e controversa, pois contém cenas de violência sexual e sadismo. No entanto, é considerada uma obra importante para entender a visão do Marquês de Sade sobre a sociedade e a moralidade.