História do Brasil
O livro "História do Brasil" foi escrito por Frei Vicente do Salvador, um frade franciscano que viveu no Brasil no século XVI. A obra é considerada a primeira história do Brasil escrita por um brasileiro.
Publicada em 1627, a obra é dividida em três partes. A primeira parte trata da história do Brasil desde a chegada dos portugueses em 1500 até a fundação da cidade de Salvador, em 1549. A segunda parte aborda a história da cidade de Salvador e a terceira parte fala sobre a história da Ordem Franciscana no Brasil.
O livro é importante por ser uma das poucas fontes escritas sobre a história do Brasil colonial. Frei Vicente do Salvador foi um observador privilegiado dos acontecimentos da época, tendo vivido em Salvador durante boa parte da sua vida.
Além disso, o livro é interessante por apresentar uma visão do Brasil colonial a partir da perspectiva de um religioso. Frei Vicente do Salvador destaca a importância da evangelização dos índios e a luta contra o paganismo, além de relatar os conflitos entre os colonos portugueses e os índios.
Apesar de algumas imprecisões históricas e de uma narrativa um tanto confusa em alguns momentos, a obra de Frei Vicente do Salvador é uma importante fonte para entendermos a história do Brasil colonial e as primeiras décadas da colonização portuguesa no país.