Ester
É por meio da educação que é possível fortalecer o respeito pelos direitos humanos, a aceitação das diferenças como qualidade própria de todos os seres humanos, bem como aprender a conviver com distintas pessoas e a se constituir sujeito de sua própria história. Por meio de uma educação libertadora é realizável a constituição de uma sociedade cada vez mais democrática e inclusiva.
Com o objetivo de compartilhar saberes e ações pedagógicas em prol de uma educação de todos e para todos em uma perspectiva de educação democrática, inclusiva e inovadora, é que nasce essa obra a partir de estudos e vivências de professores do Brasil, Chile, Espanha, Itália e Portugal. Os capítulos apresentam perspectivas teóricas e experiências que reconhecem a diferença, a inclusão e a inovação como pilares fundamentais para a educação contemporânea e das futuras gerações.
Nas palavras de Paulo Freire, “ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”. Este é o maior sentido desta obra concebida com amorosidade por seus autores: compartilhar convicções de que educar pessoas para transformar o mundo, é um ato de amor e de coragem.