Contos de Amor, de Loucura e de Morte
Contos de Amor, de Loucura e de Morte é uma coletânea de contos escrita pelo autor uruguaio Horacio Quiroga. Publicado em 1917, o livro é composto por 14 contos que exploram temas como amor, loucura e morte.
Os contos de Quiroga são marcados por uma atmosfera sombria e perturbadora, que reflete a visão pessimista do autor sobre a vida e a condição humana. Em muitos dos contos, a morte é um tema recorrente, e muitas vezes é retratada de forma violenta e cruel.
Um dos contos mais conhecidos do livro é "A Galinha Degolada", que conta a história de um casal que tem quatro filhos seguidos que nascem com deficiências mentais. Desesperados, os pais decidem consultar um médico, que sugere que eles tenham um quinto filho para tentar "corrigir" a situação. O quinto filho nasce saudável, mas acaba sendo morto pelos irmãos mais velhos.
Outro conto notável é "O Travesseiro de Penas", que conta a história de uma mulher que fica doente e começa a ter alucinações terríveis. Ela começa a ver um travesseiro de penas flutuando em sua frente, e começa a acreditar que ele está tentando sufocá-la.
Em geral, os contos de Quiroga são caracterizados por uma linguagem simples e direta, mas ao mesmo tempo intensa e evocativa. Eles exploram os aspectos mais sombrios da vida humana, e muitas vezes deixam o leitor com uma sensação de desconforto e inquietude.