Cartas do Brasil
Cartas do Brasil é uma obra escrita pelo Padre Antônio Vieira, um dos mais importantes escritores e oradores do período colonial brasileiro. Neste livro, Vieira apresenta uma série de cartas que escreveu durante sua estadia no Brasil, entre os anos de 1652 e 1665.
As cartas abordam diversos temas, desde a descrição da fauna e flora brasileiras até questões políticas e religiosas. Vieira também faz críticas à exploração dos índios e à escravidão negra, além de defender a educação e a catequização dos povos nativos.
Uma das cartas mais famosas é a "Sermão da Sexagésima", em que Vieira discute a arte da pregação e a importância da linguagem clara e acessível para a transmissão da mensagem religiosa.
Cartas do Brasil é considerado um importante registro histórico e cultural do Brasil colonial, além de ser uma obra literária de grande valor estético e linguístico. A escrita de Vieira é marcada pela eloquência, pelo uso de figuras de linguagem e pela habilidade em construir argumentos persuasivos.