A Fabricação do Consentimento: A Economia Política dos Meios de Comunicação
"A Fabricação do Consentimento: A Economia Política dos Meios de Comunicação" é um livro escrito por Edward S. Herman e Noam Chomsky, publicado em 1988. O livro é uma análise crítica da mídia e sua relação com o poder político e econômico nos Estados Unidos.
Os autores argumentam que a mídia é controlada por grandes corporações e que sua função principal é fabricar o consentimento público para as políticas do governo e das elites econômicas. Eles usam o termo "propaganda" para descrever a forma como a mídia apresenta informações seletivas e tendenciosas para moldar a opinião pública.
Os autores também destacam a importância do conceito de "agenda-setting", que se refere à capacidade da mídia de determinar quais questões são consideradas importantes e quais são ignoradas. Eles argumentam que a mídia muitas vezes se concentra em questões superficiais e sensacionalistas, em vez de abordar questões importantes que afetam a vida das pessoas.
O livro é considerado uma obra fundamental para a compreensão do papel da mídia na sociedade contemporânea e tem sido amplamente citado e discutido em debates sobre mídia, política e poder.