Wolfgang Streeck
Wolfgang Streeck é um sociólogo e cientista político alemão, nascido em 1946. Ele é conhecido por suas contribuições para a teoria crítica e a análise das transformações do capitalismo contemporâneo. Streeck é professor emérito do Instituto Max Planck para o Estudo das Sociedades em Colônia, Alemanha, e já lecionou em diversas universidades europeias e americanas.
Entre as principais obras de Streeck, destacam-se "Tempo Comprado: A Crise Adiada do Capitalismo Democrático" (2013), em que analisa as crises econômicas e políticas do capitalismo contemporâneo e suas consequências para a democracia; "Como Acaba o Capitalismo?" (2016), em que explora as possibilidades de colapso do sistema capitalista; e "Crise e Reforma do Capitalismo" (2020), em que discute as transformações recentes do capitalismo e as possibilidades de reforma.
Streeck é um crítico contundente do neoliberalismo e das políticas de austeridade adotadas pelos governos europeus nos últimos anos. Ele argumenta que essas políticas têm levado a uma erosão da democracia e do Estado de bem-estar social, além de aprofundar as desigualdades sociais e econômicas. Em suas obras, Streeck defende a necessidade de uma reforma radical do sistema econômico e político, que leve em conta as demandas da maioria da população e não apenas dos interesses das elites econômicas e financeiras.
Amazon