Wilhelm Hauff
Wilhelm Hauff foi um escritor alemão do século XIX, nascido em 1802 e falecido precocemente aos 25 anos, em 1827. Ele é conhecido principalmente por suas histórias de contos de fadas e por sua contribuição para a literatura infantil.
Hauff nasceu em Estugarda, na Alemanha, e desde jovem mostrou interesse pela literatura. Ele estudou teologia e filologia na Universidade de Tübingen, onde também se envolveu com o movimento romântico. Durante seus estudos, ele escreveu várias peças teatrais e contos, que foram publicados em jornais e revistas.
Sua obra mais famosa é "Contos dos Tempos Passados", publicada em 1826. Nesse livro, Hauff reuniu uma série de contos de fadas e histórias populares, que se tornaram muito populares entre crianças e adultos. Entre os contos mais conhecidos estão "O Pequeno Muck", "A Princesa de Bagdá" e "A História de Califa Stork".
Além dos contos de fadas, Hauff também escreveu romances históricos e contos de aventura. Seu estilo literário é marcado pela imaginação vívida, pelo humor e pela crítica social. Suas histórias muitas vezes abordam temas como desigualdade social, injustiça e poder.
Infelizmente, a carreira literária de Hauff foi interrompida precocemente devido à sua morte prematura. Ele faleceu devido a uma doença pulmonar aos 25 anos de idade. No entanto, sua obra continua a ser apreciada até os dias de hoje, e ele é considerado um dos escritores mais importantes da literatura alemã do século XIX.
Amazon