W.E.B.Du Bois
William Edward Burghardt Du Bois, mais conhecido como W.E.B. Du Bois, foi um escritor, sociólogo e ativista dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ele nasceu em 23 de fevereiro de 1868, em Great Barrington, Massachusetts, e faleceu em 27 de agosto de 1963, em Accra, Gana.
Du Bois foi o primeiro negro a obter um doutorado na Universidade de Harvard, em 1895. Ele foi um dos fundadores da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP) e um dos principais líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos.
Du Bois escreveu diversos livros sobre a condição dos negros nos Estados Unidos, incluindo "The Souls of Black Folk" (1903), que é considerado uma obra-prima da literatura americana. Ele também foi um dos primeiros a utilizar a sociologia como uma ferramenta para analisar a discriminação racial e a desigualdade social.
Du Bois foi um defensor da igualdade racial e da luta contra a discriminação. Ele acreditava que a educação era a chave para a emancipação dos negros e que a cultura negra deveria ser valorizada e preservada.
Em sua vida pessoal, Du Bois enfrentou muitos desafios e discriminação por ser negro. Ele se mudou para Gana em 1961, onde se tornou um cidadão honorário e passou seus últimos anos de vida.
W.E.B. Du Bois foi uma figura importante na luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e sua obra continua a inspirar e influenciar a luta contra a discriminação racial em todo o mundo.
Amazon