W. Chan Kim, Renée Mauborgne

W. Chan Kim e Renée Mauborgne são dois escritores e professores de estratégia de negócios na INSEAD, uma das principais escolas de negócios do mundo. Eles são coautores do livro "A Estratégia do Oceano Azul", que se tornou um best-seller internacional e é considerado um dos livros mais influentes sobre estratégia empresarial. Em "A Estratégia do Oceano Azul", Kim e Mauborgne propõem uma abordagem inovadora para a criação de novos mercados e oportunidades de negócios. Eles argumentam que a competição direta em mercados existentes é muitas vezes ineficaz e limitante, e que a verdadeira inovação e sucesso empresarial vêm da criação de novos mercados, onde a concorrência é irrelevante. A estratégia do oceano azul é baseada em quatro princípios: criar novos espaços de mercado, tornar a concorrência irrelevante, criar e capturar novos demandantes e romper as fronteiras organizacionais. A ideia é que, ao criar um novo mercado, a empresa possa oferecer algo único e valioso, que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. Isso permite que a empresa evite a concorrência direta e crie uma base de clientes fiéis e leais. Kim e Mauborgne são considerados líderes de pensamento em estratégia empresarial e têm sido amplamente reconhecidos por suas contribuições para o campo. Eles foram incluídos na lista da Thinkers50 dos principais pensadores de negócios do mundo e receberam vários prêmios e honrarias por seu trabalho.
Amazon