Susan Neiman
Susan Neiman é uma filósofa e escritora americana que atualmente vive em Berlim, na Alemanha. Ela é conhecida por seus trabalhos em ética, política e filosofia da história, em particular sobre a herança do Iluminismo e a relação entre moralidade e política.
Neiman nasceu em Atlanta, Geórgia, em 1955, e estudou filosofia na Universidade de Harvard. Ela também estudou na Universidade Livre de Berlim e na Universidade de Tel Aviv. Neiman foi diretora do Einstein Forum em Potsdam, Alemanha, de 2000 a 2007, e atualmente é diretora do Centro de Estudos da História e Cultura Judaica da Universidade de Berlim.
Entre seus livros mais conhecidos estão "O Mal no Pensamento Moderno" (2002), "Moral Clarity: A Guide for Grown-Up Idealists" (2008) e "Por que crescer? Subversão moral para uma era confusa" (2014). Neiman também escreveu para publicações como The New York Times, The Guardian e The Nation.
Neiman é conhecida por sua defesa do Iluminismo como uma tradição que valoriza a razão, a liberdade e a igualdade, e por sua crítica ao relativismo moral e à ideia de que não há verdades objetivas. Ela também é uma crítica da política de identidade e da polarização política, argumentando que a ética deve ser baseada em valores universais e não em afiliações grupais.
Amazon