Stéphane Courtois
Stéphane Courtois é um historiador e escritor francês nascido em 1947. Ele é conhecido por seu trabalho sobre a história da União Soviética e do comunismo, em particular seu livro "O Livro Negro do Comunismo", publicado em 1997.
Courtois estudou história e ciência política na Universidade de Paris e obteve seu doutorado em história em 1978. Ele trabalhou como professor de história contemporânea na Universidade de Besançon e na Universidade de Paris X-Nanterre.
Em 1997, Courtois publicou "O Livro Negro do Comunismo", que foi uma coletânea de ensaios escritos por vários autores sobre os crimes cometidos pelos regimes comunistas em todo o mundo. O livro foi controverso e gerou muita discussão, mas também foi amplamente elogiado por sua análise rigorosa e detalhada.
Courtois também escreveu vários outros livros sobre a história da União Soviética e do comunismo, incluindo "O Comunismo e a Europa" e "A História do Comunismo em 50 Palavras-Chave".
Além de seu trabalho como escritor e historiador, Courtois também é um ativista político e foi membro do Partido Comunista Francês até 1977. Ele é atualmente membro do Partido Socialista Francês e tem sido um crítico vocal do governo francês em várias questões políticas.
Amazon